top of page

Catholic Daily Quotes

Public·14 members
Jonathan Howard
Jonathan Howard

Brasil - Uma Biografia


Em muitos pontos a crítica é satisfatória. Resume bem o que a obra traz. Demonstra que as autoras tem sua preferência política e cultural exposta do começo ao fim da obra e que a imparcialidade é afetada, mas como não se propõem a fazer história e sim biografia, é completamente compreensível o viés delas. O que incomoda depois de ler essa obra duas vezes é a pobreza de detalhes, que a crítica aqui deixou bem óbvia. Eu acho a obra no geral mediana, e pobre principalmente quanto aos aspectos econômicos. É realmente uma obra para leitura de passatempo, para agradar o leitor e não necessariamente para aprofundamento. Não é como ler algo do nível de A ordem do progresso, do Marcelo de Paiva Abreu, ou História da civilização brasileira, do Sérgio Buarque de Holanda. É como ler um livro de história do ensino médio. Muito próximo disso. Mesmo sendo as duas autoras professoras universitárias. Se a pessoa desejar conferir a bibliografia também verá que existe um certo viés por citar obras mais tendentes a um espectro político, basta ver a ausência de referências à obras de economia que sejam ortodoxas.




Brasil - Uma Biografia


Download File: https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Ftinourl.com%2F2ui4B3&sa=D&sntz=1&usg=AOvVaw0uP18A9tKeAiq2u_pk1ckb



Na resposta a essas perguntas, reside um desafio que não é apenas intelectual, mas profundamente político. Afinal, trata-se de encontrar um novo terreno comum em meio aos fragmentos do que é hoje a ideia de Brasil, sacudida por uma maré democratizante de longa duração que felizmente não pode mais ser represada. Brasil: uma biografia será um incontornável livro de viagem nessa busca.


Podemos dizer que a biografia brasileira está escrita. Não como obra definitiva, e nem poderia sê-lo. O estudo em questão merece ser lido, relido e, se possível, levado a todos os cantos do biografado, afinal muitos por aqui têm o hábito de desconhecer tal história. Digamos, por último, que as autoras terão sérios problemas judiciais com a família do Brasil, pois muitos ficarão descontentes com a revelação da face desnuda de quem tanto amamos.


CARVALHO, Marcus Vinicius Corrêa. O Instituto Nacional do Livro e os modernistas: questões para a história da educação brasileira. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2012. 041b061a72


About

Welcome to the group! You can connect with other members, ge...
bottom of page