Brasil - Uma Biografia
Em muitos pontos a crítica é satisfatória. Resume bem o que a obra traz. Demonstra que as autoras tem sua preferência política e cultural exposta do começo ao fim da obra e que a imparcialidade é afetada, mas como não se propõem a fazer história e sim biografia, é completamente compreensível o viés delas. O que incomoda depois de ler essa obra duas vezes é a pobreza de detalhes, que a crítica aqui deixou bem óbvia. Eu acho a obra no geral mediana, e pobre principalmente quanto aos aspectos econômicos. É realmente uma obra para leitura de passatempo, para agradar o leitor e não necessariamente para aprofundamento. Não é como ler algo do nível de A ordem do progresso, do Marcelo de Paiva Abreu, ou História da civilização brasileira, do Sérgio Buarque de Holanda. É como ler um livro de história do ensino médio. Muito próximo disso. Mesmo sendo as duas autoras professoras universitárias. Se a pessoa desejar conferir a bibliografia também verá que existe um certo viés por citar obras mais tendentes a um espectro político, basta ver a ausência de referências à obras de economia que sejam ortodoxas.
Brasil - Uma Biografia
Download File: https://www.google.com/url?q=https%3A%2F%2Ftinourl.com%2F2ui4B3&sa=D&sntz=1&usg=AOvVaw0uP18A9tKeAiq2u_pk1ckb
Na resposta a essas perguntas, reside um desafio que não é apenas intelectual, mas profundamente político. Afinal, trata-se de encontrar um novo terreno comum em meio aos fragmentos do que é hoje a ideia de Brasil, sacudida por uma maré democratizante de longa duração que felizmente não pode mais ser represada. Brasil: uma biografia será um incontornável livro de viagem nessa busca.
Podemos dizer que a biografia brasileira está escrita. Não como obra definitiva, e nem poderia sê-lo. O estudo em questão merece ser lido, relido e, se possível, levado a todos os cantos do biografado, afinal muitos por aqui têm o hábito de desconhecer tal história. Digamos, por último, que as autoras terão sérios problemas judiciais com a família do Brasil, pois muitos ficarão descontentes com a revelação da face desnuda de quem tanto amamos.
CARVALHO, Marcus Vinicius Corrêa. O Instituto Nacional do Livro e os modernistas: questões para a história da educação brasileira. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2012. 041b061a72